Hora Da Decisão - A Natureza Do Cordeiro

Teaching Legacy Letter
*First Published: 2022
*Last Updated: dezembro de 2025
8 min read
Em qualquer estudo sobre o que as Escrituras têm a dizer acerca do fim dos tempos, pode não ser possível determinar a ordem ou natureza exata de todos os eventos preditos. No entanto, à luz de tudo o que está a acontecer no mundo ao nosso redor hoje, seria tolice da nossa parte ignorar o que as Escrituras têm a mostrar-nos.
No geral, há uma única palavra-chave que coloca em foco todas as forças do mal que foram libertadas neste período do fim dos tempos. Essa palavra é anticristo.
O Engano Vindouro
Nesta série de cartas de ensino em três partes, "Hora da Decisão", estamos a examinar as sérias ramificações da ascensão do anticristo (a besta) e o impacto que isso terá sobre nós como crentes e sobre o mundo ao nosso redor. Na nossa primeira carta, “A Natureza da Besta”, apresentei um quadro bíblico do tipo de pessoa que o anticristo será, como ele operará e o que fará.
Em "A Natureza do Cordeiro", esta segunda carta da nossa série, consideramos outro tipo de ser que é exatamente o oposto do anticristo. Através da lente das Escrituras, veremos que o contraste entre estas duas entidades gera uma guerra entre duas forças espirituais: o espírito da besta selvagem (satanás) e o Espírito do Cordeiro de Deus (Jesus Cristo).
Este conflito apresentará ao mundo inteiro — e a cada um de nós individualmente — um momento crítico de decisão: a escolha entre a natureza do Cordeiro ou a natureza da besta selvagem. É de extrema importância para nós que fortaleçamos a nossa capacidade de discernir entre estas duas naturezas. Este é o propósito desta série de cartas de ensino, "Hora da Decisão".
Super Oponentes
É interessante notar que na revelação do Cordeiro e na revelação da besta selvagem, existe uma espécie de “equilíbrio” bíblico. No livro do Apocalipse, “o Cordeiro” é mencionado 28 vezes e “a besta” é mencionada 35 vezes. Além disso, no Novo Testamento grego, a palavra para “o cordeiro” é arnion, enquanto a palavra para “a besta” é therion. As duas palavras são muito semelhantes na forma.
Porque é que esse equilíbrio bíblico é significativo? Porque todo termo descritivo para a natureza da besta encontra o seu oposto diametral na natureza do Cordeiro - a natureza que queremos escolher. À medida que aprendermos mais sobre a natureza do Cordeiro, veremos que ele exibe qualidades opostas às características da besta. Por natureza, a besta selvagem é astuta, enganosa, arrogante, presunçosa, perversa, cruel, traiçoeira, assassina, despótica e dominadora.
O Cordeiro De Deus
No primeiro capítulo do Evangelho de João, vemos o Cordeiro apresentado de maneira muito bela por João Batista, que foi enviado antes de Jesus como o Seu precursor para preparar o caminho diante d’Ele. Como é que João fez esta introdução divina? Ele chamou Jesus de Cordeiro de Deus:
“No dia seguinte João viu a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.” (João 1:29)(ACF)
O que é que este título específico nos diz sobre Jesus?
O Cordeiro Pascal
Para cada israelita que ouviu João naquele dia, a palavra cordeiro representaria uma imagem de mansidão. Os cordeiros não têm unhas afiadas ou garras. Eles não se defendem. A sua aparência e comportamento representam inocência e pureza. Mais importante ainda, um cordeiro perfeito era associado à Páscoa, onde o julgamento de Deus “passou ao lado” dos israelitas porque o sangue de cordeiros inocentes era aplicado na verga e nas ombreiras das portas das suas casas.
“Quando o SENHOR passar pela terra para matar os egípcios, verá o sangue na viga superior e nas laterais da porta e passará sobre aquela porta, e não permitirá que o destruidor entre na casa de vocês para matá-los.” (Êxodo 12:23) (NVI, Nova Versão Internacional)
Silencioso Diante Dos Tosquiadores
Quando Jesus apareceu perante o tribunal do Sinédrio, Ele não se defendeu de forma alguma, embora eles estivessem a tentar condená-Lo à morte:
“E, levantando-se o sumo sacerdote no Sinédrio, perguntou a Jesus, dizendo: Nada respondes? Que testificam estes contra ti? Mas ele calou-se, e nada respondeu...” (Marcos 14:60-61)(ACF)
Da mesma forma, Jesus permaneceu em silêncio diante de Pilatos:
“E os principais dos sacerdotes o acusavam de muitas coisas; porém ele nada respondia. E Pilatos o interrogou outra vez, dizendo: Nada respondes? Vê quantas coisas testificam contra ti. Mas Jesus nada mais respondeu, de maneira que Pilatos se maravilhava. [admirava-se].” (Marcos 15:3-5)(ACF)
Este é o Cordeiro de Deus, silencioso diante dos Seus tosquiadores, como o profeta Isaías predisse:
“Ele foi oprimido e afligido, mas não abriu a sua boca; como um cordeiro foi levado ao matadouro, e como a ovelha muda perante os seus tosquiadores, assim ele não abriu a sua boca.” (Isaías 53:7)(ACF)
Muitos anos atrás, trabalhei numa herdade onde havia rebanhos de ovelhas. Enquanto uma ovelha está a ser levada para ser tosquiada, ela balia o tempo todo. Mas quando os tosquiadores começam a cortar a lã, ela fica em absoluto silêncio. Quão exatas são as Escrituras!
O Exemplo Do Cordeiro
A natureza pura e mansa de Jesus como o Cordeiro de Deus estabelece um exemplo e um padrão que devemos aprender a seguir nas nossas vidas, com a ajuda do Seu Espírito Santo. Aqui está a exortação de Pedro sobre isso:
“Porque para isto sois chamados; pois também Cristo padeceu por nós, deixando- nos o exemplo, para que sigais as suas pisadas. O qual não cometeu pecado, nem na sua boca se achou engano. O qual, quando o injuriavam, não injuriava, e quando padecia não ameaçava, mas entregava-se àquele que julga justamente.” (1 Pedro 2:21-23) (ACF)
A Pomba
Esta natureza de cordeiro pode também ser associada a uma outra criatura - a pomba. Quando João Batista batizou Jesus no rio Jordão, ele viu uma pomba descer sobre o seu primo. Imediatamente, João declarou que Jesus era o Cordeiro de Deus.
A pomba não iria apenas pousar na cabeça de Jesus - a pomba permaneceria sobre Ele:
“Então João deu o seguinte testemunho: Eu vi o Espírito descer do céu como pomba, e permanecer sobre ele.” (João 1:32)(NVI)
Jesus nunca fez nada para espantar a pomba. O mesmo deve ser verdade / uma realidade para si e para mim. Se queremos ter a unção do Espírito Santo sobre nós, devemos ter continuamente a natureza do Cordeiro. Se apenas exibirmos a nossa natureza humana, o Espírito Santo (a Pomba) nunca virá a nós. Mas se Ele vir a natureza de Cordeiro em nós, Ele pousará sobre nós. E se continuarmos a operar na natureza do Cordeiro, o Espírito Santo permanecerá sobre nós.
A Nossa Necessidade Mais Importante
Por inclinação natural, nem cordeiros nem pombas lutarão. Eles são inteiramente mansos e pacíficos. Como cristãos, precisamos de aprender com isto. Muitas vezes ouço as pessoas a orar por “poder” e agradeço a Deus pelo poder sobrenatural do Espírito Santo. Mas poder não é o que mais precisamos. A nossa necessidade mais importante é a natureza do Cordeiro. Será que a valorizamos o suficiente? Infelizmente, acho que não. Na verdade, essa verdade sobre a natureza do Cordeiro foi quase esquecida em muitas partes da Igreja.
Por favor, deixe-me lembrá-lo novamente que cada um de nós terá de tomar uma decisão: hoje, devemos determinar qual a natureza que nos governará. Mais tarde, quando o anticristo for manifesto, será demasiado tarde para mudarmos de ideia. O espírito do anticristo está a trabalhar ativamente, procurando dominar toda a humanidade. Se não cultivarmos a natureza do Cordeiro, cairemos sob o poder da besta. Estas são as nossas duas únicas opções: o Cordeiro ou a besta.
E Você?
Estamos a viver uma época em que a natureza do Cordeiro é absolutamente contrária à cultura contemporânea. Duvido que alguma vez tenha havido uma era em que a cultura tenha sido tão totalmente oposta à natureza do Cordeiro. Por favor, pergunte a si mesmo: Estou a cultivar qualidades de mansidão, pureza e inocência? Talvez reconheça a sua necessidade neste momento de comprometer-se a assumir a natureza de Jesus, o Cordeiro de Deus. Se assim for, por favor, faça a seguinte oração comigo.
*Prayer Response
Senhor Jesus, comecei a ver a beleza do Seu carácter como o Cordeiro de Deus. Lamento por nem sempre ter pensado e agido de acordo com essa natureza. Mas agora eu quero seguir-Te. Por favor, torne-me cada vez mais como o Senhor. Por favor, ajude-me a assumir a natureza do Cordeiro, para que eu possa tomar as decisões certas todos os dias. Eu humilho-me diante de Ti, procurando a Tua força na minha fraqueza e entregando a minha vida aos Teus pés. Eu oro isto em Teu precioso nome, Senhor Jesus. Amém.
Código: TL-L148-100-POR









